Diario del proyecto Biodiversidade do Seixal

15 de diciembre de 2021

2º Censo Ibérico de Águia-pesqueira Invernante

No dia 22 de janeiro de 2022 irá ser realizado pela segunda vez um censo ibérico da população invernante de águias-pesqueiras. Iniciativa original do portal avesdeportugal.info, este será o quinto censo desta espécie a ser levado a cabo no nosso país. Os locais a visitar compreendem as zonas húmidas costeiras (estuários, rias e lagoas), bem como as grandes albufeiras do interior.

Para participar autonomamente é necessário apenas possuir um par de binóculos e saber identificar uma águia-pesqueira. Pessoas que não possuam um (ou ambos) destes requisitos e ainda assim desejem participar nesta acção de ciência-cidadã, serão (dentro da medida do possível) colocadas com um observador mais experiente que possa assegurar a contagem.

Pela terceira vez vou estar a coordenar as contagens na área do estuário do Tejo jusante (entre Pancas e o Seixal) e, se desejarem participar nesta área, podem entrar directamente em contacto comigo. Caso o pretendam fazer noutra zona do país, podem à mesma contactar-me (eu encaminho-vos para o respectivo coordenador regional), ou enviar um email directamente à coordenação nacional através do endereço geral@avesdeportugal.info.

Venham passar uma manhã no campo e contribuir um bocadinho para o conhecimento sobre esta incrível ave de rapina.

Publicado el 15 de diciembre de 2021 por draposo79 draposo79 | 0 comentarios | Deja un comentario

18 de octubre de 2020

Censo Nacional de Periquito-de-colar

Irá decorrer este ano (até Dezembro) e no ano que vem (Novembro) um censo nacional de periquitos-de-colar, levado a cabo pela SPEA. O Seixal é um dos concelhos onde esta ave pode ser observada. Participem, ajudem a conhecer a dimensão da população destas aves no nosso concelho.

https://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/vamos-contar-periquitos-22732

Publicado el 18 de octubre de 2020 por draposo79 draposo79 | 0 comentarios | Deja un comentario

22 de abril de 2020

Atingimos as 3000 observações + International Socially Distant Bioblitz

Caros,

Vivemos um momento difícil, mas ainda assim não deixámos de nos preocupar com o conhecimento da natureza... é bom sinal. O conhecimento é o primeiro passo para a conservação e esta nossa actividade/hobbie, através da fantástica ferramenta que é o iNaturalist, pode um dia vir a contribuir de forma decisiva para projectos de conservação e/ou educação ambiental. Acabámos de ultrapassar a marca das 3000 observações e 800 espécies registadas no Seixal, o que é assinalável. Muito obrigado a todos os que têm contribuído, mas sei que conseguimos fazer ainda melhor.

Nesse espírito, venho informar aqueles que possam ainda não saber que no dia 3 de Maio vai ser levado a cabo o segundo Socially Distant Bioblitz. Aos interessados em contribuir para este bioblitz internacional basta-lhes registar-se no projecto: https://www.inaturalist.org/projects/socially-distant-bioblitz-5-3-2020.

Todas as observações contam, sejam feitas em casa, na varanda, no quintal ou na rua. Participem, mas tenham atenção à responsabilidade social e mantenham a distância de outras pessoas. Vamos aprofundar o nosso (e o de todos) conhecimento da natureza, mantendo-nos protegidos e protegendo uns aos outros.

Obrigado a todos,
Daniel

Publicado el 22 de abril de 2020 por draposo79 draposo79 | 0 comentarios | Deja un comentario

Archivos

Vida Silvestre es una entidad asociada a la Organización Mundial de Conservación